Nasci nos Estados Unidos, num lar evangélico, onde passei 28 anos de minha vida. Desde a infância, meus pais me levaram à igreja. Eu cria em Deus, mas não tinha um relacionamento pessoal com Ele. Durante minha adolescência comecei a trilhar um caminho de pecado e por várias vezes me deparei com a morte. Porém, o poder guardador de Deus sempre me protegeu.

Aos 24 anos, abri uma empresa que estava crescendo e prosperando muito. Nessa época, comecei a buscar a Deus e experimentar a presença d’Ele me atraindo como nunca antes em minha vida.

No entanto, nesse mesmo período, apesar do futuro e da fama promissora nos meus negócios, houve vezes em que experimentei uma enorme falta de esperança e um grande vazio dentro de mim. Eu sabia, através de minhas experiências religiosas do passado, que Jesus me ajudava em situações de aperto e me respondia quando entrava em problemas. Contudo, Jesus não era ainda o meu Senhor, pois eu não havia rendido tudo a Ele.

Comecei a perceber que minha vida não tinha valor, porque vivia apenas de “momentos”. Lembro-me de céu e inferno se tornarem tão reais para mim, que até tive uma visão na qual o diabo zombava de mim, já que eu pertencia, então, a Satanás e ele realmente estava me levando para o inferno.
Durante esse período, todas as outras preocupações não perderam importância, comparadas com a realidade da luta espiritual que estava sendo travada em relação à minha alma eterna. Se eu quisesse escapar do controle e cativeiro do diabo, Jesus (que me salvara muitas vezes no passado) teria que se tornar meu Senhor e reinar em minha vida. Eu sabia que teria que render tudo para que Ele pudesse me mudar. Deus nos deu o livre arbítrio e respeita nossas escolhas. Ele me deu o poder para decidir e eu escolhi a Jesus como Senhor e Rei da minha vida, para o resto dos meus dias.
A realidade foi tão clara pra mim, que, a partir de então eu não olhei mais para trás. A decisão foi servir a Jesus para sempre. Deus colocou em mim uma grande sede por sua palavra. Comecei a experimentar momentos de prantos e gemidos do profundo do meu ser, quando eu orava na presença de Deus. Hoje, segundo a Palavra d’Ele, a Bíblia, eu sei que durante aquele tempo Deus estava me libertando de muitas prisões de alma do meu passado. Eu, também, comecei a presenciar milagres inexplicáveis na vida de outras pessoas pelas quais intercedi e orei, por direção de Deus.

Deus colocou um desejo no meu coração para testemunhar a outros sobre a transformação ocorrida na minha vida por meio do Seu real poder e amor, uma vez que sabia que o Senhor também poderia alcançar qualquer pessoa.
Vi que todas as pessoas eram iguais a mim, pois todas nasceram para terem um relacionamento pessoal com Deus através do novo nascimento e para serem libertas do domínio do deus deste século, Satanás, que as escraviza por meio do pecado. Este desejo de ajudar as pessoas a receberem de graça o que Deus me deu de graça e a conhecerem e andarem com Jesus em santidade e justiça nunca deixou minha vida.

Além de passar horas orando e estudando a Bíblia, continuei com o meu trabalho na empresa. Todos que me conheceram antes ficaram extremamente impressionados ao ver as mudanças que Deus tinha feito em mim. Eu viajava muito a trabalho e sempre procurava uma igreja que pudesse visitar. Também era muito ativo em minha Igreja Pentecostal local e muito submisso a seus líderes. Cursei um seminário bíblico teológico do qual recebi o diploma. Através de tudo isso, Deus colocou fundações sólidas em minha vida.
Eu tinha um desejo ardente no meu coração de fazer a vontade de Deus. Eu clamava a Ele por Sua vontade para minha vida.

Em janeiro de 1982, eu estava num seminário em Los Angeles, “World Mission Conference”, quando claramente ouvi a voz de Deus me chamando para vir para o Brasil e como missionário. Eu estava muito quebrantado diante de Deus, porque, enquanto as lágrimas desciam pelo meu rosto, sabia que Deus estava me dando a sua direção e isto era muito precioso.
Ao final de uma das reuniões, quando todos saíam, eu continuava quebrantado na presença do Senhor. Uma mulher idosa também permaneceu assentada à minha frente. Em um dado instante, ela se virou para trás, apontou o dedo para mim e profetizou dizendo que Deus estava falando comigo a respeito do meu futuro e que a mesma paz que eu sentia naquele momento seria a paz que eu teria em qualquer dificuldade futura no decorrer dos anos, enquanto eu obedecesse a Sua divina direção.
Deus me falou que Ele tinha um plano para minha vida no Brasil e que estava me chamando para ser um missionário aqui no Brasil. Decidi que eu iria obedecer ao chamado de Deus para mim.
Naquele seminário havia representantes de 62 nações do mundo e Deus me guiou sobrenaturalmente a encontrar e conversar com o único brasileiro que estava naquela conferência. Ele era membro da família que me hospedou, quando cheguei ao Brasil. Minha família preciosa.
Vendi minha empresa e todos os bens que possuía e vim para o Brasil com uma mala.

Cheguei aqui em outubro de 1982 e comecei a dedicar minha vida ao povo brasileiro (ao qual amo) em qualquer coisa que Deus me guiasse, fosse pregando e viajando extensivamente para vários lugares do Brasil ou trabalhando a favor das igrejas evangélicas, ensinado a Palavra de Deus desde as margens do Rio Amazonas até várias outras regiões e cidades do Brasil.

Através da revelação da palavra de Deus pelo Espírito do Senhor sempre fui consciente de que a igreja do Senhor será unida e é composta por todos aqueles que, através do novo nascimento, estão vivendo uma vida santa e consagrada a Deus.

Pouco depois que cheguei ao Brasil, encontrei-me com Marialva, uma jovem que seria minha futura esposa. Ela era muito ativa na igreja na qual frequentava. Meses depois, nós nos casamos na Igreja Batista da Floresta em Belo Horizonte.
Em 1985, Deus nos agraciou com um filho, Mark David, e, em 1988, com uma filha, Sara Maria, que são grandes bênçãos em nossas vidas. São verdadeiros servos e ministros de Deus.

Após nos casarmos viajamos para os Estados Unidos e fomos para “Missions World Training Center” em Tulsa, Oklahoma onde fomos abençoados pelos ensinamentos de dezenas de ministros e missionários que viajavam ao redor do mundo. Foi nessa escola bíblica que conhecemos os apóstolos Sam e Jane Whaley que, ao longo dos anos, têm sido verdadeiros exemplos de ministros de Deus com um viver santo, de acordo com a Bíblia.

Em 1984, eu e Marialva começamos uma escola bíblica, cujo currículo prático não só ensinava as doutrinas básicas fundamentais bíblicas como também buscava guiar os alunos a um relacionamento pessoal com Deus, ajudando-os a se tornarem ministros para o Senhor. Continuamos este trabalho até o ano de 1992, quando matricularam-se 450 estudantes vindos de várias denominações e igrejas locais. Deus, porém, começou a nos mostrar que a vontade d’Ele era iniciarmos uma igreja evangélica, para que cumpríssemos o padrão do novo testamento: a instituição da igreja. Quando comuniquei a vários pastores a abertura de uma igreja, muitos se alegraram.

Em 1989, eu e Marialva iniciamos, em Belo Horizonte, a Igreja Evangélica Verbo Vivo continuando também com a escola bíblica até 1992. Não apenas ministrávamos a palavra de Deus, mas começamos a levar os membros a terem uma vida santa e consagrada a Deus, pois a presença de Jesus é o mais importante, sendo Ele glorificado em tudo o que fazemos.

Nós temos sido muito abençoados ao vermos tantas vidas sendo transformadas para seguirem a Jesus. Temos visto ao longo dos anos o poder milagroso e restaurador de Deus em vidas que estavam arruinadas. Deus tem trazido cura interior para os corações e os corpos físicos de muitos, além de restaurar relacionamentos e vidas destruídas.

As perseguições e dificuldades pelas quais passamos como ministros, na igreja ao longo do tempo, não me afetaram, porque Deus é fiel às suas promessas e o que Ele falou vai se cumprir. Ele sempre tem estado ao meu lado me sustentando com sua destra fiel.

Enquanto nossos filhos cresciam, nós vimos o caminho que os sistemas educacionais no mundo estavam tomando, indo na direção oposta ao que Deus nos ensinava. Por causa disto, seria impossível a exposição de nossas crianças a influências más e esperar que as mesmas cumprissem seus chamados divinos. Assim, em 1996, por meio dessa visão e do desejo de pais e membros da igreja, foi fundada uma escola denominada Escola Cristã Verbo Vivo, em Belo Horizonte, como um centro de educação acadêmica, aliado a um ambiente saudável e seguro para crianças e adolescentes.

Hoje, vemos o belo fruto na vida de nossos filhos. Toda minha família dedicou-se ao Senhor e são muito ativos na igreja e na sociedade Hoje somo avós, e temos netos.

A perseguição pela qual temos passado (e que continuará até a vinda do Senhor) tem realmente produzido em nós a alegria de conhecer o Senhor, e ter nossos corações provados para remover de nós qualquer erro ou ponto comum com o diabo e com o mundo.

Sou tão grato pelo amor de Deus derramado abundantemente sobre nossas vidas e nossa igreja por meio dos apóstolos e profetas de Deus.

Hoje, a Igreja Evangélica Verbo Vivo está localizada às margens de uma das mais movimentadas rodovias da América Latina, a Fernão Dias, BR 381. A ampla propriedade tem servido não somente à igreja e à escola, mas também tem sido um lugar de comunhão com os visitantes da comunidade, com famílias e amigos durante as atividades desenvolvidas pela igreja e pela escola.

Leia o testemunho de Marialva Martin.