Em 1984, John Martin, iniciou a Escola Bíblica Verbo Vivo no Brasil para promover ensinamentos bíblicos junto às Igrejas Evangélicas. Ao longos dos anos a visão sempre foi a mesma: preparar  os santos para a obra do ministério.

No final da década de 1980, Deus começou a falar ao coração de John Martin sobre a necessidade de não somente ensinar, estando à frente de uma Escola Bíblica, mas de pastorear vidas, fazendo discípulos de Jesus. Um dia, voltando do aeroporto de Confins, Deus disse a ele: “Inicie uma Igreja”.

Assim, no dia 1 de janeiro de 1989, a Igreja Evangélica Verbo Vivo teve o seu primeiro culto na Rua da Bahia, em Belo Horizonte, com um grupo pequeno de pessoas.

O Senhor Jesus está edificando a Sua Igreja numa santa moradia, composta de todos aqueles que, ao redor do mundo, são nascidos de novo, estão sendo aperfeiçoados e estão cumprindo os seus chamados, sendo unificados pelo amor de Deus, como Jesus orou em João capítulo 17. Há um desejo ardente no coração de John e de sua esposa Marialva viver e treinar outros numa vida prática cristã de amor e santidade.

Em 1991, Deus concedeu milagrosamente uma sede própria à Igreja Evangélica Verbo Vivo, situada na Avenida dos Andradas, em meio ao contexto do Plano Collor. Em 1992, Deus falou para encerrar as atividades da Escola Bíblica, mesmo sendo tão bem sucedida, contando, no último ano, com 450 alunos matriculados. Deus disse aos pastores que gastassem o tempo integral fazendo discípulos do Senhor Jesus.

No início do ano 2000, Deus falou claramente para várias pessoas da igreja sobre a necessidade de sair da área central de Belo Horizonte para a proteção dos perigos da crescente criminalidade. Começou-se, então, a procurar um lugar com mais espaço e liberdade. Deus sobrenaturalmente os levou à atual sede em São Joaquim de Bicas, MG.

Há tanta gratidão a Deus nos corações dos pastores e membros da Igreja, vendo Seu amor e misericórdia operando muitos milagres nas vidas de tantas pessoas ao longo dos anos. É a vontade do Senhor que todos recebam o maior dos milagres, o novo nascimento, crescendo e participando das bênçãos que o Senhor está preparando para o Corpo de Cristo nesses últimos dias.

Em 1985, Deus havia alertado acerca de dois perigos que infiltrariam na Igreja nestes últimos dias, levando muitos ao esfriamento espiritual e à Grande Apostasia: a impureza e a música profana.

O clamor constante dessa Igreja tem sido “Deus, mostra se temos ídolos em nossos corações nos separando de Ti! Nos ensina a discernir entre o santo e o profano em nossas vidas. Nos liberta Deus!” Por meio dessa oração sincera, Jesus vem ao socorro e traz a resposta ao que clama.

Cremos que santidade é possível através de um novo coração, através do novo nascimento. Jesus veio para viver a vida d‘Ele em nós e através de nós. Porque O amamos, nós Lhe obedecemos. As consequências visíveis àqueles que estão perecendo ao nosso redor e nos vêem são: obras de justiça e Jesus manifestando em nossas palavras, ações e até pensamentos.

Deus Pai é nosso mestre. Ele tem nos ensinado a ouvir a Sua voz e a obedecer a ela em fé. Jesus é nosso maior exemplo. Queremos seguir os Seus passos. Cristo disse que Ele mesmo não podia fazer nada sem estar em dependência total ao Pai. Ele vivia ouvindo a Sua voz e obedecendo a ela. Jesus nos disse que, nessa gloriosa vida de submissão e obediência a Ele, somos enviados ao mundo como o Pai O enviara.

Somos ordenados por Deus a não permitir o pecado na Igreja. Deus tem nos falado, por Sua Palavra, que o que não é feito em fé, numa dependência a Ele, é pecado. Quando Deus nos transforma, o grande amor de Deus nos leva para ministrar para outros o arrependimento, a libertação e a reconciliação com Deus em espírito, alma e corpo.

Temos sofrido muitos ataques do nosso inimigo, Satanás. Isso tem servido somente para nos unir e para acender mais nosso desejo de sermos encontrados por Jesus mais puros, além de produz um clamor desesperado, para sermos mais obedientes a Ele e dependentes do Senhor. Temos aprendido a não recuar das momentâneas tribulações, sabendo de onde elas vêm. Aprendemos a viver como o salmista que disse: “Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.” (Salmo 119:71). Vez após vez, temos visto em tudo a vitória do Senhor.

As evidências na Palavra de Deus e os acontecimentos dos últimos tempos são provas incontestes de que estamos vivendo os últimos dias. Aguardamos a preparação da Igreja de Jesus, a Sua Noiva para ser arrebatada.

Não queremos que ninguém passe pelos sofrimentos, sem limite e sem medida, que virá sobre a Terra, por meio do juízo de Deus. A visão continua sendo a preparação dos Santos do Senhor, o Corpo de Cristo, para alcançar o mundo com o amor d’Ele. O Senhor está preparando sua noiva para subir ao céu e encontra-Lo, quando soar a sua trombeta.

Deus está produzido em nós uma fé inabalável e um crescimento espiritual para avançar nestes dias maus que já estão sobre nossa geração. Há uma glória sobre-excelente por vir para aqueles que amam a sua vinda.

Nós amamos a todos! Amamos em especial o povo escolhido de Deus, os Judeus! Temos um carinho especial por Israel, a menina do olho de Deus. Estamos tão entusiasmados e nos sentimos honrados por sermos escolhidos por Deus para estarmos vivos no final dos tempos, a fim de participar das grandes obras e da Glória do Senhor preparadas para nós. A verdade é que somos chamados para andar  juntos!